por João Paulo Duarte - Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 15:02
Eduardo Paes arrancou com força rumo à Gávea Pequena. O novo queridinho do PMDB do Rio teve candidatura assegurada quando as luzes já estavam apagadas, no dia 5 de junho. Sérgio Cabral precisou confirmar a exoneração de Paes da Secretaria de Esporte e Turismo para o dia anterior [como naquela gíria, “pra ontem”], para respeitar o prazo legal de desincompatibilização, e assim a candidatura pôde ser homologada, em cima do laço. Cabral, Pezão, Picciani, Fitchner e cia. alegaram que não conseguiam fechar com o PT as alianças nos outros municípios fluminenses. Ficou insustentável a relação após a falta de habilidade do PT ao bater o pé e definir a candidatura de Zaqueu Teixeira, em Queimados.
Manipulações à parte, Paes veio com tudo. Eu já disse, amigos tribuneiros, e vale repetir: ele está perfeito puxando todos os votos dos eleitores que rejeitam Crivella. Com as campanhas pífias de Gabeira, Chico Alencar e Molon, a tendência é que Paes ultrapasse Crivella em breve nas pesquisas de intenção de voto.
Afinal de contas, como seria uma administração dele? De fato, Eduardo é um político que já arregaçou as mangas. Trabalhou ativamente no Congresso Nacional. Principalmente, articula muito bem os laços políticos. Desde a década de 1990 soube a quem se juntar para conquistar [muitos!] votos. Apareceu como subprefeito de Jacarepaguá e Barra [no início do comando de César Maia], ainda aos 23 anos, dali foi vereador e duas vezes deputado federal. Sempre com excelente votação. Quis ser governador, perdeu pro Cabral e voltou como secretário do mesmo – trocando o PSDB pelo PMDB. Em princípio, temos um fato: o bom nome de Eduardo Paes é um oásis para a quadrilha que teve uma queda com as prisões de Álvaro Lins, dos irmãos Jerominho e Natalino Guimarães, Carminha Jerominho e por aí vai. A quadrilha tem artífices fortes, ainda intocáveis, e a união com Cabral e Paes é mais do que providencial.
(Vou escrever muito sobre o Paes nas próximas cartas. Quero esmiuçar o Plano de Governo dele, que vou reler. Ainda não encontrei propostas realmente inovadoras de um candidato que se diz grande administrador. A conferir.)
Chico Alencar sempre foi um excelente parlamentar – sereno, honesto e com lutas justas e muito interessantes – e um grande perdedor de pleitos executivos. Nessas eleições ele vai ser uma boa contrapartida de debate para Paes e Crivella. Nada além disso.
Solange Amaral defende o legado de César Maia. Sem mais. (Nos textos seguintes, falarei um pouco sobre o Plano de Governo dela. Mas, não se empolguem tribuneiros, garanto que não há nada de muito interessante.)
Sempre converso com os candidatos sobre a situação calamitosa do meio ambiente na cidade. Os problemas são graves e estão abandonados. Obras e mais obras, em 16 anos, e a situação do tratamento do esgoto continua inalterada de uma forma geral. Na zona oeste não há mais onde se depositar os detritos e multiplicam-se as valas negras. Na zona sul e no centro, continua o despejo nas praias e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Não existe o debate de despoluição da Baia de Guanabara enquanto não se der solução ao tratamento de esgoto. As favelas da zona norte continuam sofrendo com o problema e os rios da região parecem-me, hoje, intratáveis.
É mais lamentável que o governo estadual venha agora negociar com a iniciativa privada para tentar limpar alguns dos cartões postais da cidade. O problema do esgoto me parece de solução fácil em longo prazo, e se fundamenta em verdadeiro projeto de reestruturação da rede. Alguns especialistas dizem que um projeto como este duraria cerca de 10 anos para ficar pronto. Deixo aos amigos tribuneiros o exercício de pensar porque nada é feito.
Bem, mas não paro por aí. O meio ambiente do município sofre também com a ação criminosa de algumas quadrilhas que agem livremente. Há muitos anos a areia da praia de Sepetiba, na zona oeste, é roubada inescrupulosamente. E vendida (!!!) para a construção civil. Desta insanidade, alerto para quadrilha de roubo de animais da Mata Atlântica. Problema secular que até hoje é esquecido.
O Carlos Minc fez um bom trabalho como Secretário Estadual do setor, mas não houve tempo de mudança. Parece-me que o abandono é, novamente, total. Posso garantir que nenhum candidato tem plano com qualidade para resolver estes crimes. E ninguém discursa com veemência sobre o tema. Nem mesmo o Gabeira.
*********
Na parte IV, fecho as considerações iniciais dos candidatos, junto com um breve ensaio sobre a atual condição da Câmara dos Vereadores.
*********
E voltarei a analisar a saúde, que será o ringue principal desta eleição.


Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 19:15
Meu amigo Reizinho,
Foi só você receber um puxãozinho de orelha deste seu fã confesso aqui que realmente a superficialidade deixou de ser aparente no seu texto.
(Nada como uma vitelinha no Esch).
Brincadeiras à parte, digo como eleitor (e também admirador do trabalho do Eduardo) que concordo com tudo que disseste sobre ele.
É, de fato, um homem público de mangas arregaçadas. Ele trabalha mesmo.
É, também, o candidato da máquina. (Ou seja, ainda não é o candidato que representa uma ruptura com alguns grupos políticos que já conhecemos).
Ainda assim, vejo o Eduardo como um candidato realmente capaz de gerenciar a estrutura municipal do Rio de Janeiro.
Fale mais sobre seu Plano de Governo sim! Aliás, fale mais do Plano de Governo de todos os candidatos!
Quanto ao Chico: Na minha opinião, políticos que nem ele ajudam o brasieliro a ter vergonha de conquistar mais.
Parece que colabora por reforçar a idéia de que ser rico é ser vilão, igualzinho a todo abastado peçonhento de novela da globo.
Além disso, se diz educador e até hoje não é sinônimo de sequer uma conquista no segmento.
Ou estou enganado?
Abs e continuo ávido pela continuação de sua saga pelos rios caudalosos da politica carioca.
Pian
Em tempo: gostaria de ouvir mais da opinião do C.A e do Pim também sobre o assunto. Sào visões que certamente só agregariam ao debate tribuneiro.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 10:56
Pian, meu amigo, você sabe: o Plano de Governo do Paes está entre os melhores entre os prefeitos. Esta suficientemente claro e coeso.
No próximo texto, entrarei mais nos planos dos candidatos, pois vou aprofundar o debate sobre saúde. (Acho que não por acaso é o carro-chefe da campanha do Paes).
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 11:27
“O Carlos Minc fez um bom trabalho como Secretário Estadual do setor, mas não houve tempo de mudança. Parece-me que o abandono é, novamente, total. Posso garantir que nenhum candidato tem plano com qualidade para resolver estes crimes. E ninguém discursa com veemência sobre o tema. Nem mesmo o Gabeira.”
Tudo começa e termina na infância.A criança que vai à Escola que tem um pátio onde elas podem brincar ,plantar árvores,hortas e aprender sem livros didáticos.(você sabe que é possível).
O TEMPO URGE ,jovem jornalista! As crianças precisam voltar a Viver! EU SEI E TODOS QUE TEM MAIS DE 45 ANOS QUE A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA E PRINCIPALMENTE A CARIOCA FOI EXCELENTE.
A EDUCADORA ELIZABETH DE OLIVEIRA LIMA com seu método alfabetiza e faz excelentes leitores magnificamente sem nenhuma cartilha.A criançada construe seu aprendizado e todos aprendem a ler .Vamos pedir a Nossa Escola de volta.Vamos ter orgulho de usar uma camisa bem desenhada que entrava pela cabeça sem botões e tinha um bolsinho bordado em azul marinho EP. Lindas iamos felizes de todas as cores cantar : Bom dia ,Bom dia! Saudamos a nossa Escola ,Saudamos as professoras,saudamos os companheiros ,saudamos os funcionários !Bom dia !Bom dia !
Emocionada posso escrever que nunca na minha Escola Anita Garibaldi , vi um papel no chão.
Vamos lá jornalista use seu dom o tempo URGE!!!
beijos
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 13:05
Só não entendo por que nosso “político de mangas arregaçadas” não conseguiu moralizar a Suderj. Ou pouco agiu para combater políticos milicianos que integram seu próprio partido (o da vez, diga-se).
Lamento, mas é difícil crer que teria coragem para enfrentar as máfias que se disseminam como um câncer pela cidade (bicheiros, video-pôquer, esquemas de vans, Suderj etc.)
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 13:35
Marcelo, para mim esta é a principal questão da candidatura do Paes.
Parece-me que, se eleito, junto com o Cabral, ele vai formar uma blindagem da quadrilha do PMDB do Rio.
Você consegue imaginar algo diferente?
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 15:49
João,
discordo quando voce diz que o Chico é um “grande perdedor de pelitos executivos”.
Na verdade ele só perdeu 1, que foi em 96, e que ele tinha tudo para ganhar, e digo com muita certeza, o Brasil seria outro se o Chico ganhasse a prefeitura em 96.
Não que ele seria o melhor prefeito do mundo(talvez fosse sim), e no dia seguinte se elegeria presidente, mas digo que o Brasil seria outro pois o Chico teria um peso politico muito grande no PT da época, e certamente ia ser muito mais dificil o PT virar uma quadrilha como virou a partir do periodo Dirceu e Delubio.
Ah sim, e sabem pq ele perdeu as eleições de 96? Por 2 motivos:
O PT nacional não quis apoia-lo, e queria que o Miro Teixeira fosse o candidato. Chico teve sua candidatura boicotada pelo Lula.
O outro, foi exatamente o que pode estar acontecendo agora, as pesquisas.
Em 96, dias antes da eleição, as pesquisas davam menos de 10% pro Chico e mais de 13% pro Miro
Resultado final, o Chico teve mais de 18%, e o Miro nem dois digitos teve.
Muita gente até deixou de votar no Chico e votou no Miro. Acabou que o Chico não foi pro segundo turno por menos de 2%, e o Conde ganhou a eleição num segundo turno com Cabral
Chico tem sim força, e poder para ser prefeito.
Vamos dar uma chance
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 16:48
Marcelo,
A Suderj, apesar de realmente ainda estar longe de um exemplo de órgão bem sucedido, começou a dar lucro depois de 57 anos na gestão de Eduardo como secretário.
Quanto à suposta blindagem que Cabral e Paes possam fazer, é bom lembrar que as nocivas oligarquias do PMDB ainda estão mais presentes no interior do estado, deixando a capital com (relativa) maior autonomia no que tange ao seu “comprometimento” com todos esses grupos que você mencionou. (Vans, bicho, etc).
E quero esperar um pouco mais para saber quão profunda é a ligação entre Cabral e o dono da Alerj.
Eu, como confesso e conhecido cupincha do Paes, sinceramente acredito que ele tenha sim força e vontade para impor uma nova gestão e uma diferente maneira de fazer política.
Se o jogo fosse negócio legítimo aqui em “Pindorama” (plagiando Thomas Wood Jr), eu apostaria no Eduardo.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 17:35
Tiago, acho que você não deveria apostar que as coisas seriam diferentes caso o Chico tivesse mais força no PT. Há 6 anos, que partidário do PT era contra Dirceu, Genoíno e cia?
E você acha que seria fácil essa panela paulista abrir algum espaço relevante pra um carioca?
O governo do PT nos ensinou a duvidar sempre…
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 17:37
Pian, meu amigo “cupincha”, gostaria de saber sua opinião verdadeira. Pare de rodeio, o seu Paes vai governar esquecendo a turma da Alerj?
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 18:26
Rodrigo, a Suderj deu certo? Não pergunto sobre dar lucro, mas sobre prestar um bom serviço, o que deveria ser seu objetivo. Essa resposta (’dar lucro’), com todo o respeito, é bastante reveladora. Quero um prefeito que se preocupe com o bem estar dos cariocas, não com o ‘lucro’ que a cidade possa vir a contabilizar. O esquema ‘cofre cheio’ (ao menos na teoria) e cidade no pântano não me apraz.
Quanto às oligarquias, talvez você esteja certo. O problema é que atuação do Cabral na Assembléia não permite enxergar um horizonte muito melhor, não (desta livro o Paes)
E quanto à ‘diferente maneira de fazer política’, seria assim tão diferente num candidato que chamou Lula de ‘chefe de quadrilha’ para depois só elogiá-lo, talvez de olho no berço esplêndido das verbas federais? O que há de novo nisso?
Agora, se fosse jogo eu tbm apostaria que o Paes ganha. E fácil. Esperar dele um bom trabalho é outra coisa.
Tiago: concordo com o que vc escreveu em gênero, número e grau (e olha que não vou votar no Chico).
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 18:31
Mas triste mesmo nesta campanha tem sido a atuação da Jandira Feghalli. Foge dos debates, mas faz questão de ir ao sindicato-máfia das vans declarar apoio à falta de fiscalização sobre o transporte ‘alternativo’. Triste, triste, triste.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 18:47
Rodrigo, voce que pensa que o esquema do Cabral e do Paes é pior do que os das oligarquias do interior.
O esquema do Cabral é talvez um dos mais corruptos do Brasil
Sergio Cabral, Piccianni e Paulo Mello, são chefes de uma quedrilha que fazem Garotinho, Zé Dirceu, Crivella se bobear até o Cesar Maia parecerem honestos.
E o Eduardo Paes entrou pra esse esquema sendo presidente da SUDERJ, e agora como provavel futuro prefeito do Rio, justamente para aumentar o perimetro de dominio dessa quadrilha.
Com ele na prefeitura, estamos fudidos.
Juro para voce, se bobear prefiro o Crivella, pois sabemos quem ele é, e seria um governo que teria oposição.
Ja se o Paes ganhar, essa quadrilha que comanda transportes, saude, crime organizado, vai controlar com muito mais forca o estado.
É gente MUITO perigosa.
Tome cuidado ao votar no Paes
É so ver a campanha milionaria que ele faz, e de ter conseguido esse dinheiro de uma hora para outra, já que foi candidato aos 49 do segundo tempo (mesmo só com 3 minutos de acrescimo, pois foi uma candidatura ilegal)
É muito dinheiro sujo, e jogado fora em uma campanha
O Brasil precisa URGENTE de uma reforma politica que aprove o Financiamento Publico das campanhas
Isso é uma discussao para depois das eleicoes, mas que nao adianta apenas o PSOL ficar fazendo sozinho, se os outros partidos não o fazem.
Abraços
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 18:53
E outra coisa que tem sido muito discutida aqui.
Cá entre nós, Plano de governo é quase igual para todos.
O problema é quando chegar la, ser honesto e competente para fazer o governo funcionar.
Todos vão dizer que querem postos de saude 24 horas, fim da reprovação automatica, que não vao fazer obras como a cidade da musica, que vão organizar o transito, que vão asfaltar as ruas, que vão acender as luzes e tudo mais
Isso esta no plano de governo de todos.
Hoje em dia vende-se plano de governo a metro na padaria da esquina
O diferencial do candidato é se vai fazer ou não quando assumir, e isso tem que ser decidido pela historia de vida da pessoa, por quem financia sua campanha, pelas alianças…
Por isso, inclusive, Ed Paes é o pior, pois sua historia politica só comecou pois namorava a filha do Cesar Maia. Depois ja mudou de partido umas 5 ou 6 vezes. Tem a campanha mais milionaria que eu ja vi, que deve(ja que ele nao divulga) ser financiada poe empresas de onibus, empreiteiras, planos de saude, trafico e milicias. Sera que podemos confiar em alguem assim para a cidade? Será que ele consegue passar tão bem uma imagem de “bonzinho” que engane a todos??
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 22:49
Prezados Tiago, Reizinho e Marcelo,
Primeiramente, muito obrigado pela oportunidade de debate.
Vamos por partes.
João, concordo com sua resposta ao Tiago. Nenhum quadro do PT do Rio ia conseguir um espaço na panela paulista petista. Nem Chico nem ninguem. E olha que apesar de ter minhas observações acerca dele, até posso achar justo considerar que se Chico estivesse à época no poder, algo poderia estar diferente por aqui mesmo.
Tiago, vc claramente é um cupincha do Chico. E por favor, meu amigo, não considere isso uma ofensa. Até acho que haja espaço para seu candidato na gestão do próximo governo municipal que se aproxima. Mas não como a figura central do executivo carioca.
Eu sinceramente acho que essa turma da “dita” esquerda não tem capacidade de realização. Comemoremos que Jandira vai mal na campanha! Ela teve a chance de fazer alguma coisa em Niterói e mostrou que resultados e trabalhar de verdade não eram bem com ela.
Orgulha-se de ser médica e até hoje não é responsável por nenhuma melhoria na saúde.
Assim como o Chico, Tiago, que além de ser sempre mencionado como um homem público idôneo e de ilibada carreira (e isso sei que ele é realmente o é) e como um entusiasta educador, nunca em sua vida pública - que não é tão curta assim - o nome Chico Alencar conseguiu ser sinônimo de avanço na educação brasileira ou fluminense.
Você disse: “O Brasil precisa URGENTE de uma reforma politica que aprove o Financiamento Publico das campanhas
Isso é uma discussao para depois das eleicoes, mas que nao adianta apenas o PSOL ficar fazendo sozinho, se os outros partidos não o fazem”.
Também concordo com a proposta de reforma política que contemple o financiamento de campanhas, entre outros assuntos de muita relevância. Mas a verdade é que o financiamento exclusivamente público de campanhas inviabiliza as muito importantes PPP’s. O Estado pode e deve dividir com a iniciativa privada os custos de nos tirarmos de nossas encruzilhadas de desenvolvimento. E, sinceramente, eleições acabam se tornando parte do planejamento estratégico dessas empresas. E não há nada de errado nisso.
A Heloisa Helena do seu PSOL já sabe disso. Do contrário, ela não autorizaria a doação de 100 mil reais da Gerdau a campanha da Luciana Genro em Porto Alegre.
Eu, do fundo do meu coração, acredito que a Gerdau seja uma excelente parceira da prefeitura gaúcha!
Mas voltando ao cerne do debate:
Tiago, só pq acredito no Paes não me bote na conta daqueles que desconhecem (ou dizem desconhecer) o esquema que hoje toma conta do RJ. Talvez por ter sido bonzinho ou com medo de se estender muito, você citou só 2 ou 3 da turma do PMDB. Nós sabemos que a lista é bem maior e envolve outros partidos e grupos também.
Meu grande amigo JP, sem rodeios: Acredito sim na autonomia do grupo político do Eduardo Paes em relaçao a turma da Alerj. Vai ser muito difícil. Mas eu acredito muito no trabalho e na capacidade de realização.
E que nos lembremos também da nossa importância, enquanto eleitores e agentes de transformação, em renovar a Alerj!!
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 23:21
Marcelo, também acho que a Suderj dar lucro é revelador sim!
É sinônimo de resultado, de desenvolvimento.
Por favor, não pense que estou satisfeito. Precisamos melhorar. E muito! O esquema de ingressos instalado hoje (que envolve cambistas, torcidas organizadas e outros) é só um exemplo.
Temos também a obrigação de fiscalizar se a boa saúde financeira de nossos orgãos públicos está sendo efetivamente revertida em lucro social.
E Marcelo, se o Eduardo Paes me chamar para ajudá-lo a calar boca por boca as vaias de um maracanã lotado só para não ficar mal com o Lula, eu vou!
Lógico que quero que os recursos venham para cá! Não aguento mais essa falta de harmonia, essa picuinha ridícula, entre os 3 níveis de poder que até hoje só prejudicou o Rio de Janeiro!
Agora temos a oportunidade de um outro cenário sim.
E eu acredito que o Paes seja o mais preparado para assumir nossa prefeitura e aproveitar da melhor maneira possível essa conjuntura finalmente favorável ao Rio.
Agradeço imensamente a todos vcs a oportunidade de um debate de bom nível.
Abs
Pian
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 10:44
Tiago, discordo que todos os planos sejam iguais. Os problemas são iguais, mas os planos são diferentes. Como li quase todos - faltam apenas 2 - percebo a diferença na abordagem de certas propostas. Parece-me que as equipes mais preparadas conseguem esmiuçar melhor as propostas. Vou fazer algumas comparações nos próximos textos.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 12:18
João Paulo, mais grave do que os planos serem iguais ou não, é a quase-certeza de que não serão colocados em prática…
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 12:33
Isso sim, Marcelo.
Concordo plenamente contigo.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 17:20
João e Marcelo, concordo totalmente, e voces resumiram tudo, quando questionam que os planos de governo, não serão postos em prática.
Mas então pra que ter plano de governo? Pra que ter candidato? pra que ter eleições?
Se não confiamos mais em ninguem, fica cada vez mais dificil
Como saber se o candidato fará o que prometeu na campanha?
Simples, é só ver quem financia a campanha, e com quem está aliado.
Alguem que é financiado por empresas de transporte, nunca vai fazer mudanças no sistema de transporte que desagrade as empresas
A mesma coisa na area de construção civil, com as empreiteiras, com os planos de saude, e com trafico e milicias(muitos candidatos recebem sim, dinheiro deles, isso é fato).
Quanto às alianças, eu não confio por exemplo, no Gabeira que foi se aliar com o PSDB, onde o presidente (e maior doador da campanha), é o Zito, exterminador da Baixada.
Não confio na Jandira, que omite seus doadores de campanha, e faz coligações com partidinhos de alguel, como o PHS e PTN (alguem sabe alguma luta desses partidos?)
Não confio no ED Paes pelas duas coisas citadas a cima, não disse que está doando, nem pela sua trajetória de vida que muda de partido e ideologia, igual muda de roupa.
Ha dois anos atras xingava o Lula e o Cabral de todos os palavrões mais feios do mundo. Corrupto era elogio para os dois, segundo Ed Paes. Agora, estamos vendo a contradição…
Quanto ao outro assunto, do Chico ter peso politico no PT caso fosse prefeito, ia ter sim.
O Milton Temer perdeu a eleição pra presidente do PT nessa epoca, por coisa de 10 votos de diferenca(não me lembro o numero de votantes, mas com certeza era mais de 100mil)
O peso politico de um prefeito do Rio, é muito grande, ainda mais sendo ele o Chico Alencar, que tinha uma grande representatividade no PT, sendo membro do Diretório Nacional.
Aproveitando isso (desculpe, eu falo demais, né? Mas não consigo ver um debate bom desses que estão muito em falta atualmente, que fico todo empolgado) certa vez nuna reunião do Diretório Nacional do PT, o Chico indagou o Delubio Soares (secretario do PT), o porque de não se colocar em tempo real na internet as prestações de conta das campanhas. No que o Delubio respondeu: “Chico, transparencia demais é burrice”
Depois disso tudo ficamos sabendo o que estava por tras: Delubio, Silvio Pereira, Valério, Zé Dirceu, Mensalão…
Quanto a ser “cupincha” do Chico, vivendo e aprendendo fui procurar no dicionario o que significa:
“s.m. e f. Pessoa que é amiga ou acompanhante de outra; compincha.”
Tenho muito orgulho sim, de ser cupincha do Chico, do Eliomar, do Milton Temer, Marcelo Freixo… faço isso tudo no meu tempo livre (sou musico e estudante de historia), e as vezes deixo de fazer alguns trabalhos e ir à faculdade, para estar junto deles e de outros, tentando politizar a politica, e democratizar a democracia, pois a coisa ta feia nessas eleições
Um grande abraço, e segue o, bom, debate
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 17:24
Marcelo, mais uma coisa que eu esqueci
Sobre o debate das mafias das vans, que a Jandira, o Crivella Solange e o Paulo Ramos foram, e saiu no jornal que os outros faltaram, o Chico não foi convidado, é bom deixar claro.
Talvez pq os outros não fossem caso o Chico estivesse.
Não cola a desculpa que só os mais bem colocados nas “pesquisas” (cada vez mais duvidosas), pois até o Paulo Ramos foi chamado.
Deve ter sido mesmo uma armação para o Chico não ir.
Seria otimo se ele fosse, pois ele ia adorar encontrar e debater com Crivella, Solange e Jandira, coisa muito rara nessas eleições
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 11:08
Tiago,
Você resumiu muito bem os motivos que me levam a ter certeza que os debates sobre os problemas no Rio vão ser, preferencialmente, sobre saúde e educação. De resto, os principais candidatos têm envolvimento muito próximo com as máfias que controlam nosso município.
Quanto ao Chico no PT, repito, suas antigas expectativas não podem ser confirmadas. Creio que o seu argumento sobre os ataques dele ao Delúbio parecem muito com os ataques que o PT fazia ao PSDB. Com o poder tudo muda. Mas faço coro aos debatedores daqui, concordando que, até agora, o Chico é o candidato mais coerente com a idoneidade.
E posso te garantir que o primeiro debate tentado pela Band foi impugnado por medidas do Paulo Ramos, que vem fazendo campanha contra os meios de Comunicação e institutos de pesquisa. (falarei sobre ele no próximo texto). Depois, aí sim, foi uma confusão entre a maioria dos candidatos.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 11:11
Em tempo: o Lula está com 64% de aprovação, segundo a Folha. Um recorde.
A briga entre Paes, Molon, Jandira e Crivella por ele, então, não tem data pra acabar…
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 11:59
Tá bom mesmo o debate por aqui. O leitor Tiago tem argumentos consistentes e é educado, parecido com o Chico Alencar. E tem uma leveza, que não é muito comum aos fervorosos, aos apaixonados por uma causa.
Só pra constar, gostei da entrevista do Gabeira no jornal O Globo. Achei sincera.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 12:22
Olga: também gostei. Ele é meu candidato, mas confesso que vinha me decepcionando na campanha. Tentando tanto falar inglês que parecia esquecer o português sem ter fluência no outro idioma (se é que me faço entender…)_
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 12:26
Pois é, não vai ter debate nas tvs, nem na Band, nem na Globo.
O Paulo Ramos realmente ameaça entrar com ação caso haja o debate, pois a Globo e Band seriam obrigadas a chamar pelo menos 9 dos 12 candidatos, ja que eles tem representação parlamentar no congresso federal (acho que só PCB,PCO e mais um dos pequenos não iriam).
Aquelas entrevistas no RJTV com os 5 melhores, por exemplo, o Paulo Ramos conseguiu na justiça fazer uma com ele, mas Gabeira e Molon que ficaram de fora, não vão fazer pois assinaram com a GLobo as regras da cobertura das eleições, que ja estava acertado que seriam os 5 primeiros
Caso houvesse o debate, seriam os 6 primeiros, mas o Paulo Ramos não aceitou, logo dificlmente terá, infelizmente. Quem deve estar super feliz com isso é o Eduardo Paes, e é claro que a Globo nem vai correr muito atras de fazer o debate(eles tem poder sim pra isso), pois é claro que eles preferem o Ed Paes.
Sobre o Paulo Ramos, tenho visto muito ele na campanha, até pq eu vou a muitos debates, e ele ta em quase todos, e só tenho tido boas impressões dele. Inclusive o trabalho que ele faz na ALERJ é muito bom, e muito importante. Ele e a Cidinha Campos, são sempre coerentes, éticos, honestos e legislam muito bem.
Acho que são a UNICA herança do PDT de lutas, ético e trabalhista, mesmo com todas as criticas que possamos vir a fazer a eles.
Mas ele é mais candidato para fortalecer o nome, do que para ganhar, embora esteja as vezes ali no mesmo patamar de votos do Molon. Ele tem denunciado(mais até que as propostas dele pro governo), e muito corretamente, na campanha essas desonestidades nas campanhas, na cobertura da imprensa.
Bom, por enquanto é só, vou indo pois a campanha na rua não pode esperar, e temos muitos votos para conseguir nesse dia de sol lindo que faz no Rio.
Abraços
PS:Olga, obrigado por entender o bom debate, que é cada vez mais raro hoje em dia.
A entrevista do Gabeira pode ter sido boa, mas ele não soube explicar sobre a alianca dele com o PSDB do Zito e Marcello Alencar. Ele fugiu disso numa das perguntas
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 12:39
Marcelo, exato. Estava com a mesma sensação. Ele também é o meu candidato. Vinha brincando em família que ele não andava muito católico. A entrevista me animou um pouco.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 14:31
Tiago, você adiantou o que falarei no próximo texto: também tive uma boa impressão do Paulo Ramos quando conheci melhor sua vida no Legislativo. Parece-me, de verdade, coerente e honesto.
E, convenhamos, não de todo absurdo exigir o espaço em debates. É melhor que fugir dos debates.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 19:02
Tiago e demais debatedores dessa “Tribuna de Honra”,
Realmente é gratificante o nível do debate desta casa.
Se eu fosse o C.A, faria um “Contra a Juventude 2″ só com os comentários de cada post.
Mas voltando:
Estive hoje conversando com o Babá (PSOL) justamente sobre um dos assuntos que debatemos aqui: o financiamento de campanhas.
Sinceramente, continuo achando o financiamento exclusivamente público uma prática anti-mercado.
Acho que a ideologia nos atrasa. Perdemos já muito tempo com masturbações ideológicas que nunca nos levaram a lugar nenhum.
Quanto ao Gabeira:
Reconheço nele muito do que há de melhor em nossa história política. Mas já faz tempo que não o vejo envolvido em algo que realmente agregue a sociedade. Com franqueza: alguém pode me citar um recente projeto de lei do “PUTADEPUTADO” que tenha mudado alguma coisa da nossa realidade? (Se estiver enganado, por favor, serei o primeiro a reconhecer).
Entrar na porrada em Brasília ou discutir com um iletrado Severino para mim não vale muito.
Já o Paulo Ramos parece se conformar com a posição de troublemaker dessas eleições.
Também concordo que ele seja um homem público idôneo, mas a verdade é que realmente do PDT só ficou a herança de lutas.
Vide Paulinho da Força Sindical… Uma vergonha para o velho lobo Brizola.
Abs e parabéns a todos por este debate de qualidade.
Pian
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 19:45
Tudo bem, mas existe algum deputado que recentemente tenha feito algum projeto-de-lei “que tenha mudado alguma coisa da nossa realidade”? Tô perguntando na boa, existe? Porque tô por fora.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 12:36
Olga, não existe mais aquela coisa da “grande Lei” pelo deputado,pois geralmente quem faz as leis é o executivo, que manda para o congresso aprovar ou não
Os projetos de lei dos deputados são sim apresentados, o Chico ja apresentou varios, mas ficam anos engavetados sem votação, justamente por falta de vontade politica, e pelas MPS que trancam a pauta
O que existe hoje, e é um caso grave, são as emendas parlamentares, onde o parlamentar pede dinheiro para algo de seu interesse, e o governo dá ou não, de acordo com as vontades politicas
Mas eu acho que o principal papel do parlamentar é sim de fiscalizar o executivo, os gastos, e ser um formador de opiniao.
Cada vez vemos menos parlamentares de opiniao, e mais parlamentares de currais e de interesses, infelizmente
O PSOL se orgulha de ter aqui no Rio 3 ótimos parlamentares, pessoas em quem se pode confiar, e pessoas que tem opiniao, que tem voz, que não se escondem. Eliomar Coelho (vereador), Marcelo Freixo (dep estadual) e o Chico Alencar. São poucos no numero, mas são muitos na qualidade do trabalho.
Mudando um pouco de assunto, saiu hoje uma nova pesquisa, e que só faz provar o quanto elas sao duvidosas.
Não é possivel o Chico ter caido para 1%, e ter menos votos no municipio do que quando foi candidato a deputado.
E nas ruas, nos debates, na internet, vemos que o carinho das pessoas, as declarações de votos, são cada vez maiores, mostrando que ele esta crescendo.
Muitos interesses podem estar por tras disso, vale a pena ler o que o Chico escreveu no site dele
Abraços
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 17:04
Tiago,
O que disseste sobre as emendas e as MP’s é realmente verdade.
São coisas que acontecem que só atrasam e segmentam nosso desenvolvimento. O FH governou a base de MP e o Lula também sabe o que precisa fazer pra ter o que quer.
Gosto muito do Freixo também. Para mim, nomes que nem o dele e o do Luis Eduardo Soares não poderiam, sob hipótese nenhuma, estar longe da participação dentro nossa pasta de segurança pública.
Mas que fique claro que confio muito no trabalho do Secretário Beltrame. Por mais impopular que seja a tática do confronto, acredito que seja sim uma maneira eficaz de neutralizar o crime organizado, ainda mais no estágio de violência e capilaridade em que está o tráfico de drogas no nossos morros.
Porém, não posso fechar os olhos para a realidade de que muitas vezes o embate é protagonizado por um efetivo policial não tão bem preparado, infelizmente corrompido e muito pouco valorizado.
Eliomar também é outro homem público que também tem seu valor. Mas fiquei sim decepcionado com sua iniciativa anti Guggenheim. Ficar contra a roubalheira de sua implantação é uma coisa, mas proibir a vinda de cultura para o Rio de Janeiro é outra!
São essas coisas da dita esquerda q me incomodam.
Continuemos.
Aqui ou no próximo texto do reizinho sobre as questões de nossa política.
Abs
Pian
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 18:40
Rodrigo, vc não acha que o fato de o Paes não ter divulgado os nomes dos doares de sua campanha é revelador? (o mesmo vale para a Jandira).
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 15:26
Rodrigo, voce acha mesmo que a politica do confronto é a mais eficaz atualmente?
Então experimente ir numa favela no dia que o caveirão esteja por lá.
É assustador, nenhum cidadão que more lá merece isso. Ja assisti relatos de gente que mora, e conta que é uma baribarie, uma chacina mesmo, eles chegam metralhando TUDO e TODOS, invadem as casas, assaltam as geladeiras, matam sem dó nem piedade e gritam palavras assustadoras
Quanto ao Eliomar ter sido contra o Guggenheim, acho que voce nao conhece muito bem os espacos de cultura do Rio.
Voce acha mesmo que seria melhor trazer uma coisa que custaria mais de 1 BILHAO de reais(isso mesmo R$1.000.000.000) para os cofres publicos, e que seriam gerados pela iniciativa privada?
Te aconselho a conhecer o Mapa da Exlcusão Cultural, um levantamento feito pelos gabinetes do Chico e do Eliomar sobre a total disparidade cultural da cidade
Veja em(veja mesmo):
http://www.chico50.com.br/prefeito/mapa
Não acho que o rio precise de um museu Guggenheim sem antes melhorar e principalmente democratizar mais os espacos culturais.
O Guggenheim ia ser uma roubalheira (como é a cidade da musica, como foi o PAN, que esportivamente foi ótimo, mas financeiramente foi um desastre e uma mentira) gigantesca.
Pense bem nessas coisas. Será que teremos uma sociedade melhor com caveirões, e Guggenheins? Ou é melhor consertar o que ja tem, e fazer uma policia inteligente, não sendo a que mais mata(muitos inocentes) e nem a que mais morre no mundo, como acontece hoje
Abraços
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 21:45
Marcelo,
Realmente a não declaração dos nomes dos doadores da campanha do Eduardo é algo a ser levado em conta sim.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 22:05
Tiago,
Eu trabalho com cultura.
Posso até sim assumir que nào conheço todos os espaços culturais do RJ. Trabalho com muitos, inclusive de arte marginal, mas sei que não conheço todos.
E tb darei uma olhada no seu mapa de exclusão cultural.
Mesmo assim, Tiago, continuo achando que a proibição do Guggenheim foi uma derrota para cidade.
Sei que minha análise acaba sendo um pouco superficial (e até utópica), pois assim como você, eu sei q muita gente enriqueceria com isso.
Mas não posso conceber que a idéia de que avanços (por mais que ainda tenhamos muito o que desenvolver, o Guggenhein é um belo indicador sim!) simplesmente deixem de chegar aqui só pq nossos homens públicos tirarão proveito($$) disso.
A culpa é nossa!
Seremos contra uma Copa do Mundo aqui? Seremos contra uma Olimpíada?
Não fiscalizamos nada. Sequer lembramos em quem cravamos nosso voto nas eleições passadas. Preferimos negar o progresso ao trabalho de vigiar os atos de nossos homens públicos. Somos muito preguiçosos nesse sentido.
E meu problema com Chico e com os demais membros da dita esquerda reside na falta de capacidade de realização.
Foi o que eu te disse, Tiago. Nem Chico Alencar, nem Eliomar nem nenhum canhoto é ou foi sinônimo de alguma mudança, ou pelo menos tentativa de.
Eu, sinceramente, não lembro.
(Talvez o Lula possa ser citado como exemplo. Mas mesmo assim, um exemplo que não viria sem milhares de observações).
Me irrita um pouco o fato do Eliomar se orgulhar de seu projeto de lei que faz com que as escolas adotem em seu conteúdo programático mais sobre a África.
Nada contra a iniciativa. Muito pelo contrário.
Mas é um projeto de lei que visa fidelizar um nicho de mercado eleitoral, o que vai sempre garantir a Eliomar uma vaga na câmara. É um pequeno agrado a uma pequena minoria que, na grande verdade, não contribui em nada para a nossa educação.
Ainda mais quando esse conteúdo é dado por professores despreparados e imbuídos de um ranço histórico que contamina muito o processo de aprendizagem de nossas crianças.
Sei, caro Tiago, que estou reclamando de barriga cheia.
Mas acho isso muito pouco.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 22:17
Quanto a estratégia do confronto como política pública, continuo mantendo minha posição.
Sei que é muito fácil para uma pessoa que nem eu, garoto da zona sul, frequentador de escolas e fauldades particulares, manter firme minha posição.
Mas o tráfico de drogas hoje se encontra em um estágio de forte capilaridade dentro dos nossos morros.
Neutralizar áreas de profundo risco social, na minha opinião, é sim o primeiro passo para conseguirmos vitória definitiva contra o crime organizado.
Mas eu sei, Tiago, que ainda é muito pouco.
Não quero aqui entrar no mérito das fronteiras nem mesmo no argumento de que tem muita gente graúda ganhando com essa situação.
Isso é verdade e nós, sociedade civil privilegiada, sabemos disso.
O que quero destacar é a falta de preparo de nossos assistentes sociais.
Todo dia o BOPE consegue desarticular uma área de risco, uma boca, uma gerência….e eu não vejo nenhum programa de assistencia social ou de educação (do governo ou nao!), absorver com eficiência, planejamento e pouca demagogia todo o contingente que fica ocioso com a quebra do tráfico na área.
Além disso, você não pode negar que, infelizmente, muitos dos líderes comunitários estão vendidos até a alma ao “movimento”.
E nós continuamos por passar a mão nessa cumplicidade.
Sei que mais parece um papo de um direitistazinho cretino que nunca pisou numa favela, mas te garanto que não é esse o caso.
Temos muito o que melhorar, Tiago.
E o bom debate tribuneiro é um dos primeiros passos.
Abs
Rodrigo Pian
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 12:04
Espero publicar a parte IV da Carta em breve, para continuarmos o excelente debate e, quem sabe, trazer mais gente pra esta tribuna.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 12:07
J.P., meu caro, eu vou [já-já] cair dentro desta tribuna - ok?
Em todo caso, registro que mérito maior não pode haver que este de um texto gerar tamanho [e tão qualificado] debate.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 13:00
Andreazza, meu bom amigo, permita-me dizer o óbvio: sua participação irá qualificar ainda mais este debate.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 14:40
Começou a meinha tribuneira…
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 16:32
Que cousa!
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 17:23
O Eliomar é anti-Guggenheim e autor de projeto de lei que obriga os programas nas escolas a estudarem sobre a África? Prestarei atenção nesse candidato. Merece.
Copa do mundo e Olimpíada, aqui? Faço minhas as palavras do excelente jornalista gaúcho Ceconello: “(…)Copa num país que não tem bom senso nem para organizar uma quermesse, pois são capazes de superfaturarem as lonas das barracas.(…)”
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 18:00
Olga,
Eu penso justamente o contrário.
Acho um absurdo o Brasil se privar de eventos como uma Olimpiada ou uma Copa só pq temos preguiça de fiscalizar as barraquinhas de beijo e pescaria de nossa quermesse.
Um abraço.
Pian
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 18:24
Acho que o Brasil precisa se livrar de outras privações bem mais profundas, antes de pensar em eventos dessa natureza. Porque na verdade, os caras dizem que vão investir nisso e naquilo, que vamos ganhar em infra-estrutura, entrar muito dinheiro, patatipatátá, e no final, xongas. E não acho que seja preguiça, e sim incapacidade, falta-nos ferramentas, acho. A coisa é muito volumosa, e os envolvidos muito poderosos e espertos demais. Portanto, acho que deve haver uma discussão muito ampla e esclarecedora, para que TODOS ganhem no final.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 22:53
Rodrigo, me desculpe, mas pelo que entendi de tudo que voce diz, voce é adepto daquele chavão Malufista do “Rouba, mas faz”.
Isso é muito perigoso
Queremos sim Olimpiadas, Pan, equipamentos culturais enormes, mas queremos com transparencia.
O Guggenheim seria um absurdo completo. O contrato seria regido pelas leis de Nova Iorque, e com decisão em Londres.
Tudo feito mesmo para burocratizar qualquer mobilização de contestação ao contrato bilionario.
Nas obras do PAN foram gastos muito mais do que o previsto. Isso não é certo. Foi o PAN mais caro de todos os tempos da história
AS olimpiadas, e copa do mundo tem que vir e com elas virem tambem infra-estrutura permanente.
Vivemos uma cidade paraíso na época do PAN. Policia em toda esquina, cidade limpa, arrumada, estadios sem fila… passou o PAN, e algo continou? Não, pelo contrario, foi tudo doado para a iniciativa privada. Gasto pela prefeitura com evidentes desvios de dinheiro, e dado para empresas.
Quando voce diz que sabe dos esquemas criminosos do Ed Paes e mesmo assim, vai votar nele não da pra entender mesmo.
Olga, não diria que os governantes são incapazes de abrir a “caixa-preta”, desses investimentos, eles são é coniventes com esses esquemas.
Rodrigo, voce realmente acha ser impossivel fazer uma olimpiada, ou uma copa sem se corromper?
Olga, quanto ao Eliomar, ele tem várias leis muito interessantes, mas que infelizmente o prefeito veta e nao cumpre, como o Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura, e muitas outras ligadas a politicas urbanas, transportes, educação, direitos humanos, meio ambiente… é so ver no site dele http://www.eliomar.com.br
Abraços
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 14:13
Tiago, os incapazes aos quais me refiro, somos nós, contribuintes, pobres mortais. Claro que muitos governantes compactuam com a sacanagem, diria até que muitos se apegam a essas obras monumentais pensando nas cifras que rolarão por debaixo dos panos.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 14:17
Quero apenas registrar que voto em Eliomar para vereador desde que tenho título.
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 02:15
Tiago,
Eu nunca disse que o Paes está metido em algum esquema criminoso.
Quem está dizendo isso é você.
O
Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2008, às 02:23
O que nós dois já sabemos é que o PMDB, assim como todos os partidos (e por enquanto eu vou tirar o seu PSOL dessa, mas só pq é novo na praça), possui quadros de índole pra lá de duvidosa.
Mas não disse que são estes os cupinchas do Paes.
Voto no Eduardo pq vi com meus olhos o seu trabalho, Tiago.
Quem diz que o Maracanã não melhorou é pq só deve ter pisado no maior do mundo pra ver a xuxa e o papa.
Precisamos de gente com a disposição dele para o executivo municipal.
Mas isso é a minha opinião.
Amanhã parto para a quarta parte do texto do Reizinho JP e continuamos de lá.
Abs
Pian